Consumo de Vinho, Todas as Categorias, Up Indica

Como conservar o vinho depois de aberto?

Como conservar o vinho depois de aberto? upvinhos.com.br

Não existe hora melhor para uma garrafa de vinho do que a sua abertura, para que a bebida comece seu contato com o oxigênio. Esse é um momento que garante a libertação de seu aroma e a intensificação do seu sabor e suas principais características.

Mas, abrir uma garrafa de vinho também pode ser visto como o início de seu processo de deterioração, mesmo para os vinhos de qualidade, visto que o oxigênio é também o grande vilão do sabor e aroma da bebida em longo prazo. Por isso, se você não conseguiu finalizar o conteúdo de uma garrafa de vinho que abriu, é preciso pensar em alternativas eficientes de mantê-lo longe do oxigênio para tentar conservar suas características.

Separamos abaixo algumas ideias que podem lhe ajudar a conservar um vinho depois de aberto:

1. Use a mesma rolha para fechar a garrafa


Uma das maneiras práticas e imediatas de tentar aumentar o tempo de validade do seu vinho é colocar a rolha de volta na garrafa. É claro que esse é o método menos eficiente em longo prazo, mas é suficiente para quem quer deixar o resto da garrafa para consumir um pouco mais tarde ou no dia seguinte.

Alterações no sabor e aromas serão percebidas, naturalmente, mas essa é uma boa solução “quebra-galho” para os consumidores menos exigentes da bebida.

2. Use garrafas pequenas para armazenar o restante da bebida


Outra boa e econômica ideia para conservar um vinho depois de aberto é transferir o conteúdo da garrafa de 750mL para outra menor, como de 375mL ou até 175mL. Como o recipiente é menor, o vinho transferido terá menos contato com o oxigênio após o fechamento da garrafa com uma tampa de rosca.

Esse método permite a conservação da bebida por até três dias, com pequenas alterações de seu sabor e aroma.

3. Use bombas a vácuo


Você já deve ter visto algumas pequenas bombas de vácuo que são usadas para fechar garrafas de vinho abertas, certo? Essas bombas são ótimas alternativas para minimizar o contato do ar com a sua bebida. Basta colocar a rolha de borracha na boca da garrafa, posicionar o aparelho e jogar o ar para fora.

Algumas pessoas afirmam que o processo de bombeamento de ar não é dos mais simples, mas ele pode ajudar a aumentar a validade da bebida por alguns dias.

4. Use produtos próprios para conservar vinho


Quem procura alternativas mais sofisticadas para conservar o vinho pode gostar dessa opção. Existe um spray que pode ser aplicado no vinho no momento antes de seu fechamento, para minimizar o contato da bebida com o oxigênio.

Esse gás é feito de um composto químico que ocupa o espaço do oxigênio na garrafa, evitando a oxidação do vinho e fazendo com que ele dure até um mês. O grande problema é o custo do spray, que pode ser relativamente alto para quem precisa conservar garrafas abertas com frequência.

5. Cuidados básicos


Outras boas dicas para aumentar a validade dos seus vinhos abertos podem e devem ser praticadas no dia a dia:

  1. Deixe sempre seus vinhos abertos na vertical, para minimizar o contato de toda a superfície da bebida com o oxigênio;
  2. Não deixe seu vinho sofrer mudanças de temperatura;
  3. Vinhos como o Pinot Noir, Sangiovese e Grenache, com idade acima de 10 anos ou orgânicos são os rótulos mais sensíveis à oxidação. Opte por abrir essas garrafas apenas quando tiver certeza que todo o conteúdo será consumido.

Fonte: Pão de Açúcar

Related Posts