Consumo de Vinho, Todas as Categorias

Você sabe o que são as lágrimas do vinho?

Você sabe o que são as lágrimas do vinho?

Em uma degustação de vinhos, além dos aromas e sabores, é possível observar outros aspectos dos vinhos. Sabe quando o enólogo gira a taça e observa o desenho formado pela bebida na taça? Pois esses desenhos são as lágrimas do vinho.

As lágrimas do vinho, também conhecidas como pernas ou arquetes, são propriedades importantes na análise visual da bebida, sendo a primeira etapa da análise sensorial. Ela pode dizer muito sobre o rótulo, mesmo antes do degustador prová-lo: o corpo do vinho, seu teor alcoólico e sua doçura, por exemplo.

Após alguns anos de estudos, os pesquisadores comprovaram que as lágrimas ocorrem a partir da diferença da tensão superficial da água e do álcool presentes na bebida.

Como as lágrimas do vinho acontecem?

Uma fina película de vinho se forma nas paredes internas da taça quando ela é girada. Por capilaridade, o vinho do interior começa a subir. Ali, o álcool evapora mais rápido que a água, e a alta-tensão superficial que fica na parede da taça faz com que a bebida desça em filetes, por conta da ação da força da gravidade, formando, então, as lágrimas.

Por aí, já deu para perceber que as lágrimas do vinho tem muito mais a ver com a quantidade de álcool presente na bebida. Algumas pessoas acreditam que elas podem ser a glicerina do vinho ou, até mesmo, gordura.

Porém, isso não é verdade e não tem fundamentação científica. Lembrando que o açúcar também contribui para o fenômeno, pois quanto mais doces, maior é a viscosidade que fica na película.

Related Posts