Se durante muito tempo pensamos em delivery apenas para pizzarias (um dos primeiros setores a implementar esse serviço), hoje a diversidade de oferta de comidas para entrega é gigante.
Vamos de culinária japonesa a sorvetes, de cantinas italianas a açaí, de comida mexicana a casas de bolos, de churrascarias a veganos… Isso sem falar, obviamente, em alguns restaurantes de chefs badalados que adaptaram seus pratos e apresentações para que as pessoas pudessem desfrutar de suas receitas em casa. Ou seja, é possível ter acesso a quase tudo, basta uma ligação ou alguns cliques em aplicativos.
E já que estamos no conforto de casa, por que não incrementar ainda mais a experiência combinando as delícias do delivery com vinhos? Confira:
Hambúrguer
Um dos campeões de pedidos dos serviços de delivery nos últimos anos, tanto que houve um grande crescimento no número de hamburguerias.
Fácil de agradar e com diversas combinações possíveis, esse costuma ser um prato de sabores bastante intensos e com importante presença de gordura na carne (para dar a suculência na mistura).
Essa combinação de carne suculenta com molhos e alguns acompanhamentos que podem ir de tomate, alface, cebola e queijo prato até ovo, bacon, gorgonzola etc., quase sempre vai pedir a companhia de um tinto – que não precisa ser muito portentoso, mas que tenha uma boa estrutura de taninos e acidez. Vale pensar em ter à mão um belo Cabernet Sauvignon, ou então um saboroso Tempranillo, com seus diversos bons representantes espanhóis por exemplo.
Pizza
Se a pizza for a Margherita, os vinhos delicados com toque de especiarias, combinam perfeitamente com o sabor pronunciado de manjericão!
A pizza de quatro queijos possui um sabor muito intenso. Por isso, pede um vinho com um aroma frutado e paladar refrescante, como é o caso vinho branco Chardonnay.
Já se a pizza for de calabresa, o Cabernet Sauvignon se encaixa perfeitamente, pois possui força suficiente para suportar a presença marcante da calabresa na pizza.
Comida brasileira
O termo “comida brasileira” engloba muita coisa, não é mesmo? Podemos falar de feijoada a acarajé, de baião de dois a escondidinho, de virado a paulista a picadinho, de vaca atolada a tutu de feijão… O repertório é enorme e, por isso, também é uma das categorias mais lembradas do delivery.
Não é simples pensar em um estilo só de vinho para tanta variedade, mas, de forma genérica, levando em consideração pratos mais portentosos e gordurosos, experimente com um espumante. Contudo, se preferir um tinto, a sugestão recai em estilos de acidez mais marcante.
Comida japonesa
Essa é outra categoria que virou must no delivery, mesmo em regiões em que não havia tradição de comida japonesa. Sushi e sashimi caíram nas graças do brasileiro e as casas dedicadas ao famigerado “rodízio japonês” se multiplicaram, e também passaram a entregar seus pratos em casa. Sim, hoje as opções vão além de peixes crus e rolinhos de arroz com alga simplesmente, mas a essência não muda muito.
Pensando então em um tipo de comida que geralmente é fresco e leve, vamos optar por vinhos que sigam essa mesma linha, vinhos brancos e espumantes são ótimas opções.
Carnes
Antes só pensávamos em apreciar pratos de carne ao frequentar as milhares de churrascarias que existem espalhadas pelo Brasil. São rodízios e mais rodízios dos mais variados cortes de carne, assim como também carnes diferentes, não apenas de vaca, mas cordeiro, aves, porco, peixe e caça. Hoje, o “rodízio” também está no delivery e é uma das categorias mais pedidas.
E já que agora temos a opção de ter essas delícias suculentas entregues na porta de casa, vale a pena separar um excelente Malbec ou ainda um portentoso Tannat para saborear ao lado de cada corte. Exemplares argentinos e uruguaios obviamente estarão entre os mais buscados.
Comida italiana
Vamos partir para as massas? Obviamente que a culinária italiana não se resume a isso, mas um dos campeões do delivery são as massas. E aqui também vamos ter uma infinidade de combinações de ingredientes, indo do básico espaguete ao sugo ao imponente carbonara, do fettuccine à bolonhesa ao herbáceo molho pesto. Isso sem mencionar massas recheadas, lasanhas etc.
Com molho de tomate (ao sugo) o ideal é harmonizar com um tinto de médio corpo, pois ele irá equilibrar a acidez do tomate, portanto pode optar por vinhos de aromas frutados.
O molho bolonhesa harmoniza muito bem com tintos de sabor mais marcante, como Merlot. Como a carne tem muita suculência e um pouco de gordura, um tinto mais concentrado ajuda a limpar o paladar.
Já se o molho for branco o ideal é harmonizar com um vinho branco, de preferência Chardonnay, pois esse molho possui mais gordura e textura cremosa, pedindo um vinho que consiga harmonizar.
Fonte: Revista Adega