Todas as Categorias

O que fazer com rolhas de vinho?

1. Use rolhas em um pote de vidro para decoração

Com apenas um jarro ou pote de vidro e algumas rolhas, você tem um artigo de decoração estiloso e original para colocar no centro da mesa de jantar, por exemplo. 

Uma ideia criativa é anotar nas rolhas, com a ajuda de uma caneta ou pincel atômico, as datas em que cada vinho foi consumido. É uma forma de preservar a memória daquele jantar romântico, de um aniversário ou qualquer outra ocasião especial. 

2. Faça ímãs de geladeira com rolhas de vinho

Essa é uma das alternativas mais simples e fáceis, mas não menos criativa: você pode pegar a rolha do seu vinho favorito e cortá-la ao meio, na vertical. 

A rolha será dividida em duas bandas, basta colar um ímã adesivo no verso (parte plana) e colocar seu novo artigo de decoração na geladeira, na adega ou mesmo em um quadro de fotos, caso tenha em casa. 

3. Versatilidade e amor por vinho: chaveiros de rolha

Essa é para os mais apaixonados por vinho! Uma opção de chaveiro personalizado fácil, sem muito trabalho e que pode servir até de mimo para um amigo. 

Para montar o objeto, é preciso de uma correntinha e de elo para chaveiro, materiais encontrados com facilidade em armarinhos ou papelarias. A sugestão é usar um verniz simples para revestir a rolha e garantir uma vida útil maior ao chaveiro. Deixe secar e, depois, fixe a corrente e o elo da maneira que achar melhor!

4. Composição de arranjos com flores

Um arranjo com flores artificiais coloridas pode ganhar um toque rústico com algumas rolhas no interior do jarro, para cobrir as hastes das flores. 

Neste caso, não recomendamos flores naturais, para que seja preservada a integridade de cada rolha do arranjo e garantir que a decoração dure bastante tempo em sua casa.

5. Quadros

Essa ideia é parecida com a primeira, das rolhas em jarro ou pote, mas no formato de quadro para pendurar na parede e compor a decoração da casa de uma outra maneira. 

Em algumas lojas de artigos para decoração, é possível encontrar os quadros já prontos, com uma abertura na parte de cima para colocar as rolhas a cada vinho que for consumido. Uma maneira diferente e criativa de guardar as recordações de cada brinde!

6. Puxador de gavetas

Sabe aquela mesa de cabeceira ou gaveteiro pequeno que precisam de um ‘up’ no visual? Experimente juntar algumas rolhas em bom estado para substituir os puxadores das gavetas dos móveis!

Para que o resultado fique dentro do esperado, recomendamos o uso de rolhas maiores, como as utilizadas para vedar as garrafas de espumante, por exemplo. 

Basta limpá-las com um pano seco, passar um verniz adequado para proteger a superfície das rolhas e fixá-las com parafusos nos móveis. Além de tudo, uma alternativa econômica para ajudar a repaginar seu ambiente.

7. Mural para recados

O quadro para recados ou fotos pode passar a ter uma cara nova com algumas rolhas. Lembra da sugestão do ímã, que sugere que a rolha seja cortada ao meio, na vertical? 

Separe um punhado de rolhas, corte-as e cole em uma superfície com moldura, uma ao lado da outra, até completar o espaço do quadro. Depois que a cola secar, basta usar alfinetes apropriados para fixar fotos ou recados em seu novo mural estilizado.

Tipos de rolha

Cortiça

São as mais tradicionais, utilizadas para vedar as garrafas de vinho desde meados do século XVII. As rolhas de cortiça podem ser maciças, consideradas de melhor qualidade, ou de aglomerados, feitas com a junção de pequenos pedaços de cortiça com cola. Essa última é a mais utilizada para fechar garrafas de vinhos jovens.

O material para a produção da rolha de cortiça é proveniente da casca da árvore chamada sobreiro, espécie de carvalho muito comum em Portugal, maior produtor de cortiça do mundo. 

As rolhas desse material impedem a oxidação do vinho no interior da garrafa, mas são mais propensas a serem contaminadas pelo tricloroanisol, substância que altera o aroma e inutiliza o vinho. Por conta dessa vulnerabilidade, com o passar dos anos o mercado buscou explorar novos materiais para produzir o objeto de vedação das garrafas. 

Sintética

Mais baratas que as rolhas de cortiça e “blindadas” contra o tricloroanisol, as rolhas sintéticas foram lançadas no mercado há bem menos tempo, somente nos anos 1990. Elas costumam durar até cinco anos e hoje vedam cerca de ⅕ das garrafas vendidas ao redor do mundo. 

Também são usadas em vinhos mais jovens e ainda despertam certa insegurança entre os enófilos mais conservadores.

Vidro

Ainda mais jovem que as rolhas sintéticas, as rolhas de vidro começaram a ser utilizadas no anos 2000. A principal vantagem em relação à rolha de cortiça é que o material não oferece riscos à integridade da bebida na garrafa.

Geralmente, a vedação da rolha de vidro é reforçada com um anel de silicone, impedindo o contato do líquido com o oxigênio.