A primavera está chegando! A estação mais florida do ano chega no dia 22 de setembro e costuma ser uma fase de transição entre o inverno e o verão, trazendo dias de temperaturas mais amenas e agradáveis.
Os vinhos rosés são uma das principais indicações para a época, pelo frescor e pela versatilidade. Os aromas frutados e a acidez mais equilibrada dos rosados também são a cara da primavera.
Os vinhos espumantes e os vinhos brancos também são escolhas acertadas para a primavera. Em geral, são bebidas leves, com boa acidez e bastante frescor, características que combinam tanto com a condição climática da estação, quanto com os pratos que costumam ser mais consumidos nesta época.
Para quem não abre mão dos tintos, escolha um exemplar jovem, menos amadeirado, para que a experiência sensorial seja ainda mais marcante durante a estação.
Como harmonizar?
Vinho rosé
Os rosés são ótimos para harmonizar com tábuas de frios. Eles combinam com queijos de sabor acentuado, como o gruyère, o brie, o gouda e até mesmo queijo de cabra. Quanto aos embutidos, o vinho rosé vai bem com presunto cru, mortadela e salame.
Para massas, harmoniza com molhos de acidez elevada, como ao sugo, além de massas com frutos do mar e molho cremoso. Os rosés mais delicados combinam com carne branca, carne de porco e carne vermelha magra. Esse tipo de vinho sustenta perfeitamente receitas temperadas e picantes.
Vinho branco e espumante
Tipos como Minas frescal, ricota, queijo coalho e muçarela de búfala combinam com vinhos brancos leves (Sauvignon Blanc, Vinho verde), que possuem aroma frutado e refrescante, mas com uma acidez mais elevada, para contrabalancear com a dos queijos.
Os peixes e frutos do mar também são ótimas opções, por terem taninos praticamente inexistentes, harmonizam com a delicadeza do peixe. Já carnes brancas como frango ou peru de sabores mais sutis, ficam ótimas acompanhadas de vinhos brancos mais encorpados como Chardonnay.
Para sobremesas com frutas, pudins, cremes e sobremesa de sabores suaves e amanteigados, uma boa opção são os vinhos brancos de colheita tardia.