O verão começou oficialmente no dia 22 de dezembro. A estação do ano em que os dias são mais longos que as noites, as temperaturas ficam nas alturas e tudo que buscamos é a leveza nas roupas, nos alimentos e por que não nas taças de vinho?
Existem diversos rótulos e tipos de vinhos que são ótimas pedidas para os dias mais quentes. Os brancos, por exemplo, são os curingas do verão. Além de poderem ser servidos gelados, normalmente têm uma acidez maior do que os tintos.
Opte por rótulos mais jovens e que, de preferência, não tenham passagem por carvalho. Sauvignon blanc e torrontés são alguns exemplos de uvas que têm a tendência em produzir vinhos mais frescos e fáceis de beber no verão.
Além disso, de uma maneira geral, os rosés e os espumantes são sempre uma aposta certeira para os dias quentes, já que devem ser servidos bem gelados.
Mas, se você é do time que não abre mão de um tinto, a ideia aqui não é restringir nada. Para os dias mais quentes, a melhor aposta é um pinot noir jovem ou um grenache leve. Ambos sem passagem por madeira e levemente refrigerados são perfeitas companhias para o verão.