Todas as Categorias

Dicas práticas sobre harmonização de vinhos

Para quem gosta de curtir um bom vinho, uma dúvida que pode surgir normalmente é como harmonizar a bebida com a refeição. Claro que o importante é agradar o seu paladar e isso é muito subjetivo, mas a combinação da bebida com a comida contribui para destacar pontos fortes de cada um deles, ressaltando sabores que deixam a experiência da degustação muito mais interessante. Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas práticas de harmonização para quem quer fazer bonito ao receber os amigos ou a família.

Uma curiosidade importante é que existem dois tipos de harmonização: por semelhança e por contraste. Enquanto a primeira diz respeito à combinação por complementação, quando os aromas e sabores são similares no prato e na taça, a segunda valoriza o contraste entre as principais características da bebida e da comida quando degustadas juntas.

O objetivo de experimentar essas combinações é extrair o melhor da bebida e do prato: seus aromas, sabores e texturas. Para isso, separamos sugestões de harmonização para você deixar guardadas e consultar quando for fazer aquele jantar ou almoço especial.

Vinhos brancos leves
Perfeitos com frutos do mar salteados, sushi, saladas, legumes crus e queijos frescos.

Vinhos brancos estruturados
Seu sabor vai muito bem com filé mignon suíno, peixes mais gordurosos ou lombo.

Vinhos tintos leves
São vinhos produzidos com uvas como a Pinot Noir e Gamay. Combinam com peixes magros, massas, risotos de queijo, filé bovino e aves como frango, peru e codorna. Queijos como o brie, camembert e gouda também são boas pedidas para acompanhar esses vinhos.

Vinhos tintos médios
As bebidas produzidas com as modalidades Carmenérè e Merlot harmozinam bem com carnes de caça, cordeiro, peixes de carne escura e carnes assadas em geral.

Vinhos tintos encorpados
Alguns exemplos são os vinhos Cabernet Sauvignon, Syrah, Malbec e Tannat, que vão muito bem com costela suína, pato, embutidos, pratos apimentados, queijo gorgonzola e carnes vermelhas fortes como picanha e contrafilé.

Dica extra: receitas que levam vinho na composição devem ser harmonizadas preferencialmente com o mesmo vinho.

E aí, anotou as dicas de harmonização para curtir um jantar delicioso? O universo dos vinhos é gigante, mas algumas dicas mais simples já garantem o sucesso da combinação com os melhores pratos. O importante é se divertir experimentando e conhecendo os mais diversos tipos, de acordo com o seu paladar.